História de Araguari
Sua história remonta as primeiras décadas dos anos de 1800. Brejo Alegre era o nome sede do arraial composto de algumas construções, dentre elas uma pequena capela, residências, poucos cômodos comerciais,além de inúmeras fazendas. No ano de 1843, por meio da lei n° 247, de 20 de Julho, o Arraial passou a ser distrito de Sant'Ana do Rio das Velhas, sendo sua primeira distinção.

A denominação freguesia foi alcançada em 1964,quando a Lei Provincial n° 1195 de 06 de Agosto, determinou a transferência da Paróquia Sant'Ana para o Brejo Alegre. A condição de "Vila" e o desmembramento territorial do município de Bagagem, atual Estrela do Sul, deram-se posteriormente por intermédio da Lei Provincial n° 2996, de 19 de Outubro de 1882. A instalação oficial da Vila verificou-se apenas em 31 de Março de 1884, com a posse da primeira Câmara Municipal, o que efetivou sua emancipação política.

A Lei Provincial n° 3591 de 28 de Agosto de 1888, elevou-a à categoria de cidade com o nome de Araguary. Vários pesquisadores tentaram explicar o motivo da alteração nominal, no entanto, nada foi comprovado documentalmente.
Aos poucos, foi delineando-se a localidade, agora com nova roupagem: Cidade de Araguary. Antes do limiar do novo século, o município apresentava-se com simplicidade, a Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus da Cana Verde com seu estilo colonial; o cemitério situado ao fundo da Igreja; as casas de "telhas ao vento", ou seja sem forração; e no centro da urbe, um córrego corria límpido, dividindo duas partes distintas do lugar, de um lado, segundo consta, dava-se o nome de Goiás, e do outro, de Minas, em alusão aos estados fronteiriços. O pequeno comércio era composto de uma padaria, uma sapataria, duas farmácias e algumas "vendas".

Neste contexto, chegou à cidade os trilhos de ferro, que encurtava distâncias e propiciava quantitativo desenvolvimento. A Cia Mogiana de Estrada de Ferro, primeira a ser implantada no município, em 1896, tendo como marco original o Estado de São Paulo, estabeleceu novo alento ao comércio local e regional, oportunizando um significativo aumento da população, o que gerou novas divisas econômicas para o município.

As primeiras décadas do século XX, foram marcadas por mudanças na parte central da cidade, decorridas pela efetivação do proposto traçado urbano, e também, pela instalação, da Estrada de Ferro Goiás, no ano de 1906, que ligou o município com o Estado de Goiás, gerando novas levas de migrantes para a cidade, que era sinônimo de oportunidade.Ao longo dos anos que se seguiram, o município foi suprindo seus serviços básicos à população e adequando-se às necessidades de cada época, transformando-se gradativamente na cidade que hoje conhecemos e amamos...

Araguari, cidade de Minas Gerais, situada em grande chapadão, pertencente ao Circuito Turístico Triângulo Mineiro, rica em bens patrimoniais e em atrativos turísticos de belezas naturais,que se apresentam nas copiladas 128 cachoeiras e quedas d'água ao longo dos rios e lagos; na reserva do Bosque John Kennedy; nas mata encravadas em seu território composto de 2.741km² e em numerosas grutas e áreas de mata virgem com vegetação predominante do cerrado. Sem dúvida, este município é um convite a visitantes de todo país.

Araguari, perpassa conduzindo a herança de seu passado controverso de glória, estagnação e progresso. Em cada era, um estilo, uma roupagem, mas sempre a mesma Araguari. Araguari que cativa, que encanta, que anseia por melhorias, mas se orgulha de ser o que é. Pacífica, aprazível, hospitaleira, enfim, lugar de gente boa, mineira, uai...

Fonte: Arquivo Público Municipal Dr.Calil Porto 




| Notícias   | Agenda   | Coberturas de Festas   | Telefones Úteis   | Contato

Site oficial de notícias de Araguari-MG e região - www.araguarionline.com

Araguari Online - © Copyright 2009 - Todos direitos reservados


Contato por e-mail: webmaster@araguarionline.com / msn@araguarionline.com