Publicado em 5/01/2012 13:31
Por Editor Chefe

2
Pagamento do IPVA em Minas Gerais começa dia 16
Começa no próximo dia 16 o pagamento do Imposto Sobre Propriedade de Serviços Automotores – IPVA. A escala de vencimentos prossegue até o dia 27 de janeiro de 2012, obedecendo sempre o final de placa do veículo.

Caso não opte pelo desconto de 3% à vista em cota única, o contribuinte poderá parcelar o imposto em até três vezes – janeiro, fevereiro e março.

Quem não efetuar o pagamento dentro dos prazos estabelecidos estará sujeito à multa e juros calculados sobre o valor total do imposto ou das parcelas.

De acordo com a Administração Fazendária até dezembro de 2011 foram arrecadados no município aproximadamente 17,5 milhões de reais. Para este ano a estimativa de arrecadação é de R$ 18,2 milhões. Acredita-se que 32% dos contribuintes devam efetuar o pagamento em cota única. A frota na cidade é de mais de 55 mil veículos.

Para receber o Certificado de Registro de Licenciamento - CRLV, motoristas precisam pagar o IPVA, o Seguro Obrigatório – DPVAT, a Taxa de Licenciamento e todas as multas aplicadas pelos órgãos de trânsito.

Para facilitar o atendimento, a Fazenda disponibiliza no site www.fazenda.mg.gov.br a opção de consulta de valores do imposto por Renavam ou marca/modelo e a emissão da guia do IPVA e da Taxa de Licenciamento, que também pode ser paga nos bancos credenciados.

Este ano além do banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Bancoob, Mercantil e HSBC também está credenciada a receber o IPVA a Caixa Econômica Federal.

Taxa de Licenciamento

A Taxa de Licenciamento (TRLAV) devida por todos os veículos tem o valor de R$ 66,38. A data de vencimento é 31 de março.

Alíquotas

As alíquotas aplicadas para se calcular o IPVA 2012 em Minas Gerais são de 4% para automóveis, veículos de uso misto e utilitários; 3% para caminhonetes de carga (picapes) e furgão; 2% para automóveis, veículos de uso misto e utilitários com autorização para transporte público (táxi, veículos escolares etc.);  2% para motocicletas e similares; 1% para veículos de locadoras (pessoa jurídica); 1% para ônibus, micro ônibus, caminhão, caminhão trator.

Arrecadação

O IPVA é um imposto estadual cujo resultado de arrecadação é dividido entre estado e município. Para consultar os valores totais arrecadados pelos Estados e também os distribuídos aos municípios, basta acessar o site do Tesouro Nacional.

As informações são do Chefe em Exercício da Administração Fazendária 2º Nível em Araguari, Fábio Martins de Oliveira.

Fonte: Gazeta do Triângulo




0 Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO:



Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Araguari Online.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros.
O Portal Araguari Online poderá barrar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Os e-mails dos usuários são divulgados no site.


Nome:
E-mail: (opcional)
Smile: smile wink wassat tongue laughing sad angry crying 


Digite as duas palavras no campo abaixo e depois clique em "Adicionar meu comentário".

| Esqueça-me







| Notícias   | Agenda   | Coberturas de Festas   | Telefones Úteis   | Contato

Site oficial de notícias de Araguari-MG e região - www.araguarionline.com

Araguari Online - © Copyright 2009 - Todos direitos reservados


Contato por e-mail: webmaster@araguarionline.com / msn@araguarionline.com